Açores

Marcelo assinalou dia de Portugal nos Açores

O Presidente da República manifestou-se preocupacdo com a posição que a União Europeia venha a revelar no âmbito da coesão e da Política Agrícola Comum (PAC) face aos cortes previstos para o pós-2020.

Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “não é irrelevante” para o país como um todo, e para os Açores, o que venha a ser definido no âmbito do Quadro Financeiro plurianual (QFP) 2021-2027 face aos cortes e a sua dimensão, às alterações no modelo de cofinanciamento e condições de elegibilidade, sendo também importante saber quem vai gerir, com a participação nacional e regional, os fundos.

O chefe de Estado, que falava em Ponta Delgada na sessão de encerramento do Fórum Económico e Social, promovido pela Câmara de Comércio e Indústria dos Açores (CCIA), Federação Agrícola dos Açores e UGT, considerou que o momento europeu “é difícil” e que “faz toda a diferença” haver decisões agora, antes das eleições europeias e de uma nova Comissão, ou depois.

Para Marcelo, o “pior exemplo que a Europa poderia dar” no quadro internacional seria esta indefinição sobre ela própria”.

Para o Presidente da República, nas preocupações dos vários responsáveis dos Açores em matéria de coesão e PAC estão “questões concretas” como preço do leite à produção e os investimentos ao abrigo do segundo pilar da política agrícola no âmbito do desenvolvimento rural.

“Estamos a falar de realidades concretas, de investimentos concretos, de pessoas concretas e actividades econó- micas concretas”, frisou.

Marcelo salvaguardou que, no quadro da coesão, “uma Europa que se quer forte tem que ser mais coesa: como é que pode ser mais coesa se deixa de apostar na coesão social e territorial”, questionou.

As comemorações oficiais do Dia de Portugal e das Comunidades decorreram este ano nos Açores.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER