Açores

Grandes superfícies comerciais compram fora da região

A compra de produtos alimentares, por parte de grandes superfícies comerciais açorianas, efectuada no mercado da Região Autónoma dos Açores superou os 47 milhões de euros em 2018, aumentando 6,1% relativamente ao ano anterior e 3,6% comparando com 2014, revela uma publicação emitida pelo SREA (Serviço Regional de estatística dos Açores).

A compra de produtos alimentares, destas superfícies comerciais, no resto do país teve uma subida de 19,8% no último ano e 38,9% nos últimos cinco anos, registando o valor de 118,6 milhões de euros em 2018. 8 milhões de produtos alimentares comprados no estrangeiro Já a compra destes produtos no estrangeiro estabilizou nos 8 milhões de euros no período de 2014 a 2018.

Em termos percentuais, as compras realizadas nos Açores, em 2018, foram 27% do total. A maior percentagem corresponde às compras realizadas no mercado nacional (Portugal Continental+ Madeira) (68%) e os restantes 5% referem-se a compras realizadas no estrangeiro.

De cá: mais ovos, carne e peixe Contudo, existem produtos alimentares, que pela sua natureza agrícola ou agrícola-industrial, são produzidos nos Açores e que, por esse motivo, representam uma percentagem significativa nas compras de grandes superfícies comerciais.

Por exemplo, os ovos adquiridos por aquelas superfícies comerciais, em 2018, foram 93% produzidos na Região Autónoma dos Açores. A compra de carne fresca ou frigorificada, incluindo animais vivos, de grandes superfícies foi 82% de origem açoriana. A compra de peixe, crustáceos e moluscos e produtos à base de peixe, frescos ou frigorificados no mercado açoriano representou igualmente 82% do total de compras de grandes superfícies comerciais e a compra de carne congelada ou processada (salgada, fumada, seca, etc.), incluindo presunto e toucinhos, foi 53% de produção açoriana.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER