Açores

Especialista açoriano em transportes internacionais lança livro em Lisboa

O especialista internacional em transportes, Francisco Furtado, natural de S. Miguel, vai lançar em Lisboa o livro «A ferrovia em Portugal: Passado, presente e futuro», no dia 22 de Janeiro, entre as 18h30 e as 20h, na Sala do Rei da Estação do Rossio.

Serão oradores o autor, Francisco Furtado, e o professor catedrático de transportes do Instituto Superior Técnico José Miguel Viegas, com moderação de Nicolau Santos, presidente do conselho de administração da agência Lusa. A edição é da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

No século XIX, o comboio significava progresso. No século seguinte, entrou em declínio. E hoje? Sabia que Portugal é o país europeu onde o peso do comboio no movimento de mercadorias mais aumentou na última década e o principal operador do sector é rentável? E que a tendência recente é de crescimento no transporte de passageiros, sobretudo no longo curso entre as principais cidades e no serviço suburbano?

Este ensaio analisa e explica a evolução de mais de século e meio de existência do caminho de ferro português. Defende a ferrovia como alavanca do desenvolvimento económico, fundamental para sectores estratégicos como os portos ou uma melhor organização do território, e o comboio como o único modo de transporte já largamente electrificado, reduzindo a dependência dos combustíveis fósseis importados e as emissões poluentes.

Francisco Furtado, filho do economista Gualter Furtado, é analista no Fórum Internacional do Transporte (FIT/ITF), parte da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, trabalhou na direcção de várias obras públicas.

Regressou à academia, onde obteve o grau de mestre em Sistemas Complexos de Infraestruturas de Transporte e de doutor em Sistemas de Transportes, ambos ao abrigo do programa MIT Portugal.

As suas teses debruçaram se sobre a questão ferroviária, em particular na vertente de mercadorias.

É autor de vários artigos e relatórios sobre a ferrovia, novos sistemas de mobilidade e descarbonização dos transportes.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER