Açores

Empresa açoriana cria jogo móvel para explorar museus

A Cereal Games, empresa açoriana que produz videojogos a partir dos Açores, acaba de desenvolver o Museu Hunter, um jogo que visa acrescentar renovados motivos de interesse aos visitantes dos museus da cidade da Ribeira Grande.

Desenvolvido em articulação com o estúdio de arquitectos Triplinfinito e a convite da Câmara Municipal da Ribeira Grande (CMRG), o Museum Hunter é simultaneamente uma aplicação móvel e um jogo que convida o seu utilizador a explorar a rede de museus da cidade nortenha através das tecnologias de Realidade Aumentada e Geolocalização.

Com o objectivo de proporcionar uma experiência divertida e igualmente esclarecedora das particularidades históricas do Museu Municipal da Ri- beira Grande, do Museu Vivo do Franciscanismo, do Museu da Emigração e também da Casa do Arcano, este jogo para dispositivos móveis apresenta-se como uma caderneta de cromos digital.

A caderneta digital é, desde logo, um convite a que o utilizador – já no papel de Caça Museus – interprete pequenos enigmas e percorra o interior destes museus ao encontro de determinadas figuras e objectos históricos, de forma a desbloquear os respectivos cromos em falta.

Do ponto de vista técnico, para que o objectivo se cumpra, o utilizador do Museum Hunter deverá apontar a câmara do seu dispositivo móvel na direcção dos artefactos para os quais as pistas o conduzem. Em alguns casos, animações em realidade aumentada surgirão como forma de anunciar a missão bem sucedida, isto é, o desbloquear de mais um cromo.

O jogo móvel vai poder ser descarregado gratuitamente na App Store e Google Play Store.

Sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, na cidade de Lagoa, a Cereal Games tem desenvolvido diversos jogos, recorrendo a tecnologias como Realidade Aumentada, dispositivos móveis e Internet of Things (IoT) para dar resposta a solicitações de autarquias, es- colas, museus e centros de observação científica da Região.

Não obstante o foco significativo na área dos jogos sérios, a empresa está actualmente a desenvolver Pecaminosa, um videojogo ‘indie’ que, a breve trecho, será lançado a uma escala internacional.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER