Açores

Dia Nacional do Cientista será em S. Miguel

A quarta edição do ciclo anual de conferências Caminhos do Conhecimento, de homenagem a José Mariano Gago, no dia do seu nascimento, vai decorrer no Teatro Micaelense, no próximo dia 16 de Maio, no âmbito do Dia Nacional do Cientista.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído por Resolução da Assembleia da República, com o objectivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e, assim, para o progresso e o bem-estar da sociedade.

Do programa, a que o nosso jornal teve acesso, consta, das 10 às 14 horas um Festival de Ciência, na praça do Teatro Micaelense, em que o Expolab – Centro Ciência Viva, em colaboração com os Centros de Ciência dos Açores, dinamiza, entre outras actividades, observações do Sol, demonstrações sobre o mar profundo e o lançamento de “minifoguetões”, com a colaboração especial de cientistas convidados.

As actividades culminam com uma “reacção em cadeia” organizada por alunos das escolas de Ponta Delgada, dando as boas-vindas aos participantes da quarta edição do ciclo anual de conferências “Caminhos do Conhecimento”.

Das 14 às 18 horas terá lugar a conferência “Caminhos do Conhecimento”, estando a abertura a cargo de Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, e Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores.

Segue-se o painel “Ciência e Desenvolvimento: Na rota de Fernão de Magalhães”, com intervenção do convidado Onésimo Teotónio de Almeida, professor na Brown University, Providence, Rhode Island, EUA, que abordará “A Ciência no Portugal da Expansão: pensar o futuro com história e cultura”.

A apresentação estará cargo de Rosalia Vargas, da Ciência Viva, e o Comentário a cargo de João Luis Gaspar, Reitor da Universidade dos Açores. Às 15:30 segue-se o painel “Conhecimento do Atlântico: Do mar profundo à observação do oceano”, tendo como orador convidado Joaquim Hernandez-Brito, do AIR CENTRE, sendo moderadores Ricard Guerrero, da Academia Europaea, e José Álamo de Meneses, Presidente da Câmara de Angra Heroísmo.

Os Comentários estarão a cargo de Mariana Marques, do ENTA, CanSat, Ana Colaço, do Okeanos, Universidade dos Açores, Christopher Pham, do Okeanos, Universidade dos Açores, Nuno Lourenço, do CEIIA, Mário Rui Pinho, da Universidade dos Açores, e Teresa Tiago, também da Universidade dos Açores.

Às 16:30 será a vez do painel “Conhecimento do espaço”, sendo oradora Chiara Manfletti, Directora da “Portugal Space”, Agência Espacial Portuguesa, o Moderador será Arnaldo Machado, Presidente do Conselho de Administração do NONAGON, e os Comentários estarão a cargo de Ricardo Sousa, da Edisoft, Ricardo Conde, da Edisoft, Luísa Bastos, da Universidade do Porto, Luís Santos, da Portugal Space, Agência Espacial Portuguesa, e Gabriela Queiroz, do IVAR, Universidade dos Açores.

Às 17:30 decorrerá o fecho e apresentação do livro “Caminhos do conhecimento, 2018”, com intervenções de Gui Menezes, Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, e Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior No final da sessão será assinado um Protocolo de colaboração entre o Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e a Ciência Viva.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER