Açores

Concurso de presépios na Lagoa

Nos próximos dias 13 e 14 de Dezembro, irá decorrer a 28ª edição do Concurso de Presépios, que se realiza, anualmente, durante a época festiva de Natal, numa organização da Câmara Municipal de Lagoa.

O concurso tem como principal objectivo promover, dinamizar e preservar uma tradição com grande significado no Concelho de Lagoa, através de uma maior vivência da mensagem natalícia, mas também sensibilizar a comunidade local para a tradição cultural da construção do presépio com a manifestação artística e a criatividade interinstitucional e individual, estimulando o espírito criativo-reflexivo da comunidade lagoense. Como habitualmente, as duas categorias admitidas para este concurso serão: Presépio Tradicional e Presépio Original.

O júri terá em particular atenção a representação do nascimento do Menino Jesus e os materiais utilizados, tendo em conta diferentes fatores apresentados nas duas categorias, nomeadamente o carácter inovador, valorizando elementos diferentes de outros apresentados em edições anteriores.

Na categoria de Presépio Tradicional será considerado como fator de valorização o uso de figuras de barro feitas na Lagoa por artesãos locais, com elementos habitualmente presentes nos presépios tradicionais dos

Açores, como farelo e pedras, e a representação de tradições açorianas. Já na categoria de Presépio Original, os critérios mais relevantes dizem respeito à inovação introduzida nos materiais utilizados para a produção.

Em qualquer uma das categorias, a estética dos presépios será um dos critérios utilizados pelo júri para a avaliação dos mesmos.

Este ano, foram introduzidas algumas novidades, nomeadamente os prémios atribuídos e a divisão em três classes, mais precisamente: classe I – pessoas singulares; classe II – escolas, jardins-de-infância, ateliers de tempos livres e catequeses e classe III – instituições públicas ou privadas do concelho.

No que diz respeito aos prémios, serão atribuídos nas duas categorias, de acordo com as referidas classes, sendo que, os primeiros classificados das 3 classes, ganharão um prémio monetário de 200 euros. Na classe I, o segundo vencedor receberá dois passes gerais da época balnear para as piscinas municipais e o terceiro classificado, dois passes, à escolha, para um dos festivais de Verão.

Já na classe II, o segundo classificado receberá uma caderneta familiar por aluno/ turma vencedora para as piscinas municipais e o terceiro prémio será uma visita da turma vencedora a um equipamento lúdico pedagógico, à escolha, que inclui entrada, transporte e lanche.

Finalmente, na classe III, o segundo classificado ganhará um prémio monetário de 100 euros e o terceiro, de 50 euros, sendo que todos os participantes receberão um certificado de participação da Câmara Municipal de Lagoa.

A divulgação dos resultados e a entrega dos prémios decorrerá durante a inauguração da 2ª fase do Núcleo do Presépio, numa cerimónia que terá lugar no dia 21 de Dezembro, pelas 18h00, no convento dos Franciscanos.

 

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER