Açores

Comercialização de queijo açoriano desce 4 cêntimos

A comercialização do queijo, que é a maior parcela das receitas dos produtos lácteos dos Açores, desceu quatro cêntimos por kg, entre 2017 e 2018, passando de 4,54 para 4,50, representando agora um total de 133 798 euros quando em 2017 foi de 131 935 mil euros, representando uma quebra de 1,4%.

Manteiga, nata e leite subiram

O leite em pó, os iogurtes e o soro, também desceram, mas sendo volumes menores, não têm tanto impacto, mas em compensação, a manteiga, a nata e o leite de consumo registaram aumentos no preço, pelo que a comercialização de produtos lácteos dos Açores, em 2018, apresenta um crescimento de 2,8%, totalizando mais de 300 milhões de euros.

Este valor refere-se à venda nos Açores, no continente – para onde vai a maior fatia – na Madeira e na exportação para outros países. O leite de consumo subiu de 45 para 47 cêntimos, representando hoje cerca de 62 milhões de euros.

A subida do preço da manteiga, a nata e o leite de consumo poderá ter a ver com a imagem que tem passado de produtos provenientes de animais criados à base de erva fresca, mensagem que embora, seja, particularmente, dirigida ao leite, poderá ter influência positiva nos restantes produtos.

Muita concorrência nos iogurtes

Os iogurtes, que por vezes são apontados como um produto com maior rendimento, na verdade, nos Açores, isso não acontece, possivelmente porque há uma grande concorrência de produtos idênticos que chegam do continente e até do estrangeiro a preços bastante baixos. Os números mostram que a comercialização de iogurtes dos Açores, no total, anda por volta dos 800 mil euros e o preço por kg, vale 1,78 euros, tendo inclusivamente diminuído relativamente a 2017.

O destino dos lacticínios

A maior parte da venda dos lacticínios dos Açores tem como destino o continente português (83,6%).

Seguem-se as vendas na Região, as exportações para países estrangeiros, dentro e fora da União Europeia, e finalmente para a Madeira com apenas 1,4%.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER