Central Hidroeléctrica da Calheta I com mais de 70 anos ficou ‘nova’ por 4,9 milhões de euros

Estão concluídas as obras de remodelação da Central Hidroeléctrica da Calheta I (CTA I), que tiveram início em 2023. A infraestrutura em exploração desde 1953 está agora “totalmente nova, em todos os seus equipamentos”, graças ao investimento de 4,9 milhões de euros, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou a central agora requalificada.
Apenas o edifício da infraestrutura foi preservado durante esta intervenção, tendo em conta o seu interesse arquitetónico. Trata-se de um dos edifícios madeirenses desenhados pelo arquiteto português Raúl Chorão Ramalho.
Em nota emitida, a presidência do Governo Regional sublinha que a remodelação contemplou “um aumento da potência instalada que permitirá atingir uma produção de 7,4 GWh, em resultado não só do aumento da eficiência, mas também do aumento de caudais, decorrentes da reabilitação do canal da Rocha Vermelha”.
Nesta remodelação, dotou-se esta central com sistemas e sensores de última geração, tais como sondas de caudal de água nas levadas e condutas, sondas de nível, sondas de pressão, câmaras CCTV, automação e comunicações em fibra ótica, permitindo registar e acompanhar, remotamente, todas as operações da central e câmaras de carga, em condições de segurança, poupando tempo às equipas operacionais e, com isso, reduzindo os custos de operação. Os sistemas de automação e controle instalados permitem fazer “updates”, via remota, caso seja necessário, minimizando os tempos de indisponibilidade.
DN/MS
Redes Sociais - Comentários