Cartilha da Sustentabilidade: Aposta estratégica na modernização e no desenvolvimento dos Açores

A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou na Lagoa, ilha de São Miguel, que a Cartilha de Sustentabilidade dos Açores reitera o firme compromisso e a decisiva aposta do Governo dos Açores “na promoção e valorização da sustentabilidade na Região”.
Berta Cabral, que falava na abertura do Fórum “Progresso da Cartilha de Sustentabilidade dos Açores” no Nonagon – Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel, adiantou que a Cartilha foi concebida com uma visão pioneira, destinada a transformar desafios em oportunidades concretas. “Desde o seu lançamento, os pilares da cooperação, transparência, liderança e governança têm orientado as entidades subscritoras. Este projeto, fortemente respaldado pelo investimento governamental, simboliza uma aposta estratégica na modernização e no desenvolvimento económico sustentável, que alia a competitividade à preservação dos nossos preciosos recursos naturais”, frisou.
A Secretária da tutela recordou que esta aposta estratégica é também reconhecida internacionalmente, com a Certificação de Ouro dos Açores como destino sustentável pela EarthCheck, um marco que posiciona a Região como referência global na conciliação entre o desenvolvimento económico e a preservação ambiental.
Segundo Berta Cabral, os Açores têm crescido de forma sustentada e sustentável em termos turísticos, com aumento de receitas muito superior ao crescimento de dormidas e hospedes o que significa mais qualidade do que quantidade.
Relativamente à Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, referiu que esta “também se consolida de ano para ano, abrangendo já 295 entidades, entre subscritores e manifestações de interesse, das quais 14 são municípios”. A Secretária Regional destacou todo o trabalho desenvolvido, como a promoção de 59 eventos e a capacitação de mais de 1.100 pessoas, sublinhando que se estes são números que provam “um compromisso coletivo que cresce e se fortalece, demonstrando o poder transformador da cooperação”.
A governante sublinhou, ainda, o lançamento do Prémio Regional de Sustentabilidade, em novembro de 2024, que reafirma a aposta concreta do Governo dos Açores na promoção de práticas de responsabilidade corporativa e inovação.
PA/MS
Redes Sociais - Comentários