Açores

Agência Espacial em Santa Maria

Governo espera retorno de 400 milhões

O Ministro da Ciência assinou, ontem, em Ponta Delgada, com o Presidente do Governo Regional, a escritura da Agência Espacial Portuguesa, que vai ficar sedeada na ilha de Santa Maria.

Trata-se de um projeto que conta com um investimento de oito milhões de euros, para os primeiros três anos. O novo organismo vai ficar operacional até ao final do mês, na ilha de Santa Maria, e tem como principal objectivo a exploração de novos negócios em torno das tecnologias espaciais.

Na próxima década, o Governo estima que o retorno financeiro do sector seja dez vezes superior, alcançando os 400 milhões de euros, de acordo com a TSF. A Agência Espacial Portuguesa (AEP) nasce para criar valor económico, baseado nas novas tecnologias espaciais, sem querer competir com países de grande escala.

O Ministro da Ciência, Manuel Heitor, diz que Portugal pode ganhar pontos com uma estratégia alternativa, como a obtenção de dados através da observação da Terra, dados que são muito úteis para várias áreas, como a Agricultura ou a Segurança.

Entrevistado pela TSF, Manuel Heitor apresenta a AEP como um “promotor de novos negócios para que o espaço seja uma forma de criar mais emprego e valor económico baseado nas novas tendências das tecnologias espaciais”. Em coordenação com a Agência Espacial Europeia, a nova agência portuguesa reúne todos os organismos – Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Agência Nacional de Inovação, entidade da área da Defesa Nacional e a uma outra a indicar pela Região Autónoma dos Açores – que actuam, coordenam e promovem as actividades na área do espaço em Portugal.

Uma união de esforços, com um horizonte ambicioso, mas ao alcance do país, como realça Manuel Heitor. “O objectivo é multiplicar por 10, em 2030, o volume de negócios deste sector em Portugal, que é actualmente de 40 milhões de euros, e chegar pelo menos aos 400 milhões de euros dentro de uma década.”

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER