Açores vão receber dez milhões para gerir áreas marinhas protegidas

Os Açores vão receber 10 milhões de euros para ajudar a implementar o projeto de alargamento das áreas marinhas protegidas e para apoiar a reestruturação do setor das pescas, segundo um memorando assinado esta semana na ilha do Faial.
O programa Blue Azores será apoiado com um financiamento para a sua implementação de, pelo menos, 10 milhões de euros, que serão investidos nos próximos cinco anos”, realçou o presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro (PSD). Segundo o chefe do executivo açoriano, este financiamento permitirá à região a “implementação efetiva” da rede de áreas marinhas protegidas, que passou a abranger 30% do mar dos Açores, na sequência da aprovação, em outubro de 2024, de um decreto regional que criou “a maior rede de áreas marinhas protegidas do Atlântico Norte”, com mais de 287 mil quilómetros quadrados.
Mas, além dos 10,4 milhões de dólares já garantidos para os próximos cinco anos, os profissionais da pesca dos Açores, cujos rendimentos serão afetados pelo aumento das áreas marinhas protegidas, vão também beneficiar de um apoio extraordinário do Governo da República, através do fundo ambiental, embora os contornos desse financiamento estejam ainda a ser estudados, assegurou a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, também presente na cerimónia. Segundo a governante, este apoio foi “fundamental para tranquilizar” os profissionais da pesca dos Açores, a quem tinha sido prometido, desde o início do processo de criação de novas áreas marinhas protegidas, que “não seriam prejudicados” pela eventual perda de rendimentos.
O Governo dos Açores pretende também aproveitar parte dos 10,4 milhões de dólares de investimento externo na criação de um mecanismo que garanta a “sustentabilidade financeira”, a longo prazo, do Parque Marinho dos Açores.
NM/MS
Redes Sociais - Comentários