Açores

Açores vão ter postos de carregamentos eléctricos em todas as ilhas

A Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo afirmou que o Governo dos Açores tem implementado uma estratégia que “contribui para que todos tenham acesso à mobilidade elétrica”.

Marta Guerreiro falava, em Ponta Delgada, no âmbito da assinatura do contrato para fornecimento, instalação e manutenção de 16 pontos de carregamento rápido da rede de mobilidade eléctrica dos Açores, com a empresa EVCE Power, no âmbito da conclusão da segunda fase do respectivo concurso público internacional.

“O momento que assinalamos hoje é mais um pequeno grande passo para fazer com que a massificação do veículo eléctrico seja uma verdadeira realidade na nossa Região”, frisou.

Segundo a governante, até ao final do ano, serão instalados os primeiros oito pontos de carregamento rápido, do total dos 16, designadamente em Vila do Porto na ilha de Santa Maria, em Ponta Delgada na ilha de São Miguel, em Angra do Heroísmo na ilha Terceira, em Santa Cruz da Graciosa na ilha da Graciosa, na Madalena do Pico na ilha do Pico, na Horta na ilha do Faial, nas Velas na ilha de São Jorge e nas Lajes das Flores na ilha das Flores.

A rede de 26 pontos de carregamento de veículos eléctricos de acesso público abrangerá todas as ilhas e concelhos do arquipélago dos Açores, dez dos quais fruto de protocolos com as Câmaras Municipais, a instalar também este ano.

A titular da pasta da Energia reforçou que o papel do executivo é garantir que esta seja uma rede que proporcione “conforto” e “segurança” a todos os utilizadores de veículos elétricos, que se pretende que “sejam num número cada vez maior”.

Na ocasião, a Secretária Regional lembrou a aprovação, recentemente, na Assembleia Legislativa, do Decreto Legislativo Regional que define a Estratégia para a Implementação da Mobilidade Eléctrica nos Açores, que prevê, não só os pontos de carregamento, bem como incentivos financeiros à aquisição de veículos eléctricos e medidas de discriminação positiva para os seus utilizadores, como por exemplo, a possibilidade de estacionamento reservado e gratuito

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER